• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

25/03/2015 09:00

Primeira Casa de Farinha Móvel é entregue para mulheres de Boa Vista do Tupim

Aconteceu na manhã de ontem (24), a entrega da primeira Casa de Farinha Móvel, realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA). O município de Boa Vista do Tupim foi o contemplado. O Ato de Entrega foi realizado na Escola Florestan Fernandes, localizada no assentamento Che Guevara.

As representantes da SPM-BA, Eulália Azevedo, Coordenadora Executiva de Ações Temáticas, Arielma Galvão, Assessora Técnica, e Graça Onasilê, da equipe da Assessoria de Comunicação, marcaram presença no evento.

Na opinião da Eulália, que é também Doutora em Ciências Sociais e Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da UFBA, a entrega representa uma conquista para as mulheres do campo, que passam a ter uma forma de adquirir a autonomia econômica, que é o primeiro passo para alcançar também as autonomias social e psicológica.

“Além da entrega da Casa de Farinha Móvel, haverá a formação destas mulheres, para que possam gerir bem o seu negócio. É um aprendizado para que haja a inserção destas trabalhadoras no mercado de trabalho”, explicou Eulália.

A Casa de Farinha Móvel proporcionará autonomia econômica direta para mais de 100 mulheres dos assentamentos Che Guevara, Grotão e Aliança, situados em Boa Vista do Tupim. A segunda etapa promoverá uma Oficina de Formação para estas trabalhadoras.

Casa de Farinha

A agricultura é um setor de atividade que ocupa grande parte da mão-de-obra baiana. Para atender às mulheres da zona rural do Estado, foi firmado um Convênio entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a SPM-BA.

O objetivo é promover a cidadania e a autonomia econômica das mulheres do campo. O convênio é fruto de uma Emenda Parlamentar proposta pela Senadora Lídice da Mata.

Além de Boa vista do Tupim, mais seis cidades do interior do Estado serão contempladas com o equipamento: Camaçari, Pau Brasil, Teixeira de Freitas, Sento Sé, Jacobina e Vitória da Conquista.

Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.