09/03/2015 09:00

Dia Internacional da Mulher: SPM-BA realiza evento com programação intensa no Dique do Tororó

O dia 08 de março de 2015 teve uma comemoração diferenciada na Bahia. A data foi marcada por uma programação intensa no Dique do Tororó, em Salvador. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) realizou a Caminhada Mulher, Saúde e Liberdade no local, que contou com a presença de diversas autoridades. Logo no início da manhã, um alongamento foi oferecido para aquecer e animar quem acordou cedo para comemorar do Dia Internacional da Mulher.

Durante cerimônia, foram assinados três convênios com representantes de projetos selecionados através do Edital Março Mulheres 2015 da SPM-BA. Foram destinados 300 mil reais para 15 projetos, que tivessem como diretriz promover a autonomia das mulheres, seja do ponto de vista econômico e/ou social.

Um dos principais momentos da manhã foi a assinatura o Termo de Cooperação para Ronda Maria da Penha (RMP), que é uma ação integrada entre as secretarias de Política para as Mulheres, de Segurança Pública (SSP), a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

A ronda que terá início no Subúrbio Ferroviário de Salvador, localidade com o maior número de vítimas de violência doméstica da cidade, prevê um acompanhamento nos bairros, com um trabalho preventivo através de conversas com as famílias e com mulheres que são vítima de violência doméstica, com intuito de evitar que haja continuidade dos casos.

Houve ainda aula de Zumba e uma roda de capoeira com mulheres, que contagiaram famílias inteiras que escolheram o Dique como local para passar o domingo. Espaços de recreação também foram criados para que crianças e mães aproveitassem ainda mais o local.

Além disso, uma série de serviços foi oferecida gratuitamente para as mulheres que quiseram cuidar da saúde: exames oftalmológicos, aferição de pressão, marcação de exames, distribuição de preservativos, dentre outros. Quem quis cuidar da beleza também teve oportunidade. Promotoras davam dicas de penteados e maquiagens, e profissionais realizaram massagens relaxantes para elas.

Para finalizar com música e clima de alegria, a Dj Carol Mansur e a Banda Didá, composta exclusivamente por mulheres, fizeram belas apresentações para comemorar o dia 08 de março, que marca lutas e conquistas.

O evento contou com o apoio e parceria das seguintes instituições: SECOM – Secretaria de Comunicação; SESAB – Secretaria da Saúde; SSP – Segurança Pública (PM – Centro de Educação Física); SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; SUDESB – Superintendência dos Esportes do Estado da Bahia; SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural; Embasa; Bahiagás; SMS – Secretaria Municipal da Saúde; Instituto de Olhos Freitas; Beleza Natural; Alpha Fitness; Faz Atleta – Nadadora Suely Aline; Nadadora paralímpica Verônica Almeida – atleta da Caixa; Capoeirista: Mestra Brisa – Gueto Capoeira; Nina – Academia de João Pequeno de Pastinha; Pullover – Remanescentes; Pimentinha – CTE Capoeiragem.

Inauguração da Sala Lilás

Além da Caminhada, o dia contou com mais uma ação marcante: a inauguração da Sala Lilás. A Sala Lilás é um local destinado ao atendimento exclusivo de mulheres vítimas de agressões, e fica localizada dentro do Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador. O local foi criado para acolher de forma mais humanizada estas mulheres, oferecendo atendimento especializado e também um espaço exclusivo para os filhos, como forma de preservá-los.

Ascom SPM-BA