• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

02/04/2015 17:50

Mutirão do Projeto Margaridas beneficiou mulheres de Xique-Xique e Itaguaçu

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram o Projeto Margaridas, entre os dias 27 de março e 01 de abril, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu, ambos localizados na Bahia.

Diversas atividades gratuitas foram oferecidas, dentre elas: emissão de documentos (carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento e casamento, Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, entre outros) e Rodas de Diálogos, para tratar de temas como violência, a Lei Maria da Penha, os mecanismos de apoio às vitimas de violência e a conquista da autonomia da mulher.

Os serviços disponibilizados beneficiaram trabalhadoras rurais dos municípios e povoados vizinhos. Dona Antônia Vieira, 75 anos, foi uma das mulheres que usufruiu das atividades. Moradora da cidade de Utinga, ela viajou até o local do mutirão para retirar a segunda via de sua carteira de identidade, 65 anos após emissão da primeira via.

Para a Assessora Técnica da SPM-BA, Uiara Lopes, o projeto tem um papel muito importante para as comunidades, pois proporciona um espaço para tratar de questões sobre a autonomia econômica e social das mulheres.

Projeto Margaridas

O projeto tem como objetivo atender às moradoras das zonas rurais dos municípios baianos, com intuito de promover a cidadania e a autonomia econômica e social destas mulheres, além de auxiliar na prevenção e no enfrentamento de todas as formas de violência.

A estimativa é de que mais de 21 mil mulheres do Estado sejam beneficiadas, dentre elas: agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, fundo e fecho de pasto, jovens, pescadoras artesanais, marisqueiras, quilombolas e indígenas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.