24/10/2015 15:00

Outubro Rosa: Salvador recebe hoje última edição do cinema itinerante a céu aberto

Aconteceu na manhã de hoje (24), a abertura da ação do Outubro Rosa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, no Campo da Pronaica, no bairro de Cajazeiras X, em Salvador.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres Olívia Santana e a Vereadora Aladilce Souza participaram da abertura da ação, que oferecerá o rastreamento do câncer de mama e o cinema itinerante a céu aberto. Dalva, Presidente da Associação de Mulheres de Cajazeiras também marcou presença.

Em momento de saudação à população, a Secretária Olívia Santana ressaltou a importância da ação no que diz respeito à atenção com a saúde das mulheres e com a conscientização para prevenção do câncer de mama. Ela lembrou também que ações como essa representam o compromisso do Governo do Estado com as mulheres do interior e da capital.

A Vereadora Aladilce Souza também frisou a importância de levar o serviço de saúde para dentro do bairro e promover a conscientização das mulheres da comunidade. Com isto, parabenizou as Secretarias de Políticas para as Mulheres e da Saúde da Bahia pela ação, e fez menção também ao trabalho desenvolvido pela Associação de Mulheres Oito de Março, que está empenhada na luta pela defesa dos direitos das mulheres.

A Presidente da Associação de Mulheres de Cajazeiras, Dalva, contou a sua experiência ao descobrir que estava com câncer de mama, como se deu o tratamento e como se curou. Ela aconselhou à população feminina presente a ter cuidado com o próprio corpo, buscar atendimento médico ao notar qualquer sintoma e nunca desistir da vida.

O rastreamento do câncer de mama será realizado durante todo o dia (até às 17h), para as mulheres incluídas na faixa etária de risco (50 aos 69 anos). É necessário apresentar da carteira do SUS e um documento de identidade para realização do exame.

No final da tarde, às 18h, acontece o Cine Rosa, um cinema itinerante a céu aberto, que exibirá o filme “A culpa é das estrelas”, um romance best seller do autor John Green, lançado em 2014, que trata da história de um jovem casal com câncer.

A ação em Salvador é uma parceira com a Secretaria da Saúde do estado da Bahia e o Distrito Sanitário de Cajazeiras X.

Cine Rosa

O principal objetivo da ação é envolver toda a família de forma lúdica, para tratar da necessidade da realização de exames para o diagnóstico precoce da doença, que quando tratada em sua fase inicial, em geral tem cura.

Outras cidades também receberam o Cine Rosa, dentre elas: Maragogipe, Porto Seguro, Mucugê e Cachoeira. Em Mucugê, houve um passeio ciclístico, realizado em parceria com o Brasil Ride, para as mulheres do município. Nas demais localidades, foi oferecido o rastreamento do câncer de mama.

Ascom SPM-BA