• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

27/11/2015 15:00

10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo fará parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

A 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo, promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura, terá atividade hoje (27), que fará parte da programação das ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Às 18h, na Sala Walter da Silveira, haverá um debate sobre o filme “O silêncio dos inocentes”, um título americano lançado em 1991, dirigido por Jonathan Demme, que conta uma história baseada no romance homônimo de 1988, por Thomas Harris, que foi o segundo a apresentar Hannibal Lecter, um psiquiatra assassino em série canibal.

A Coordenadora do Eixo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Maria Alice Bittencourt, estará no evento, representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

A Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo foi criada em 2006, como uma das ações estratégicas para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Ao longo dos últimos 10 anos foi expandida, e atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil, consolidando a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

A campanha

Iniciada no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e com fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O Poder Público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.

Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Uma série de atividades está sendo realizada para fortalecer a campanha na Bahia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) está realizando ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.

Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.