• Prêmio de boias práticas 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

27/11/2015 15:40

Atividades de enfrentamento à violência contra as mulheres farão parte da FENAGRO 2015

A FENAGRO 2015 contará com uma série de atividades que fortalecerá a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

Nesta edição da feira, haverá um stand da SPM-BA, com prestação de informações e orientações sobre autonomia e o combate à violência contra as mulheres. Também estará estacionada no local, a Unidade Móvel, que presta atendimento às mulheres e orientação à população de forma geral, sobre a conscientização da luta das mulheres pelo fim da violência e para conquistar a própria autonomia.

A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, confirmou que participará da programação de atividades da feira. A abertura oficial do evento acontecerá no domingo (29), às 15h, no Parque de Exposições da Bahia, onde a feira segue funcionando até o próximo dia 06 de dezembro.

No dia 01 de dezembro, às 08h30, no Auditório Principal, haverá também uma atividade voltada à programação dos 16 Dias de Ativismo: “Assinatura dos Termos de Referência – Integração de Políticas Transversais”.

Os termos que serão assinados têm como objetivo o desenvolvimento de ações que garantam a integração de políticas públicas voltadas à inclusão socioprodutiva de mulheres, da juventude rural, de povos e comunidades tradicionais e da educação do campo contextualizada.

A iniciativa desta atividade é das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres; de Desenvolvimento Rural, da Promoção da Igualdade Racial, e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Já no dia 04 de dezembro, às 09h, será realizada uma Mesa Redonda, com o tema “Cooperativismo e Mulheres”.

A campanha

Iniciada no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e com fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O Poder Público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.

Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Uma série de atividades está sendo realizada para fortalecer a campanha na Bahia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) está realizando ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.


Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.