• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

27/11/2015 19:00

Caminhada do Samba apoia Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher


A tradicional caminhada do samba acontece neste domingo (29), no Campo Grande, a partir das 15h, e este ano apoiará a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

Promovida pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), a caminhada realiza sua 10ª edição e terá dentre as atrações o bloco Alvorada. Puxado pela Banda Bambeia, o bloco contará com a participação dos artistas: Gal do Beco, Juliana Ribeiro, Cláudia Costa, Savannah Lima, Chita Fina, Marco Poca Olho, Arnaldo Rafael, Tiago, Bira do Negro de Fé, Aloísio Menezes, Roberto Mendes e Raimundo Sodré.

Para o presidente do Bloco Alvorada, Vadinho França, a adesão à campanha pelo fim da violência contra a mulher é um compromisso com a causa e com as mulheres baianas, em especial às que desfilam nos blocos de samba.

A campanha

Iniciada no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e com fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O Poder Público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.

Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Uma série de atividades está sendo realizada para fortalecer a campanha na Bahia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) está realizando ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.

Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.