• Prêmio de boias práticas 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

04/12/2015 10:00

Inauguração de CRAMs fará parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

As inaugurações dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher – CRAMs de Ilhéus e Barreiras farão parte da programação da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

A inauguração do CRAM de Ilhéus acontecerá na próxima segunda-feira (07), às 09h, na Avenida Bahia, no bairro Cidade Nova. Já o CRAM de Barreiras tem inauguração marcada para o próximo dia 10 (quinta-feira), às 18h, na Rua Marechal Deodoro, no Centro. A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcará presença nos dois atos.

Para o funcionamento dos espaços, o Governo da Bahia, através da SPM-BA, e em parceria com o governo federal, investiu R$142.664,33 em Ilhéus, fruto de emenda parlamentar proposta pela Deputada Federal, Alice Portugal; e R$ 165.938,77 em Barreiras. Para atender as demandas dos CRAMs foram entregues veículos, equipamentos e mobiliários.

Os Centros de Referência são espaços de atendimento, acolhimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico para a mulher em situação de violência, que têm como objetivo proporcionar os encaminhamentos necessários e a superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento desta mulher e o resgate da sua cidadania.

A implementação dos CRAMs no estado da Bahia faz parte do projeto “Por uma vida sem violência”, que é fruto de convênios firmados entre as SPM-BA e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

O principal objetivo do projeto é promover políticas públicas que rompam por completo o ciclo de violência contra as mulheres, proporcionando a ampliação e implementação de serviços especializados de atendimento à mulher.

Além de Ilhéus e Barreiras, as cidades de Porto Seguro, Itaberaba e Teixeira de Freitas também foram beneficiadas com o projeto.

A campanha

Iniciada no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e com fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O Poder Público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.

Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Uma série de atividades está sendo realizada para fortalecer a campanha na Bahia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) está realizando ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.

Ascom SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.