11/12/2015 16:00

Políticas para as Mulheres: Barreiras inaugura Centro de Referência de Atendimento à Mulher e reativa Conselho Municipal da Mulher

O município de Barreiras, localizado a 873 km de Salvador, inaugurou oficialmente ontem (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o seu Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Na ocasião, também foi assinado o documento de reativação do Conselho Municipal da Mulher.

Participaram do Ato Solene, a Chefa de Gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Karla Ramos, o Prefeito de Barreiras, Antônio Henrique Moreira, a Primeira Dama e Secretária Municipal do Trabalho e Promoção Social, Antônia Pedrosa, a Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento À Mulher, Cláudia Ferreira de Souza, dentre outras autoridades.

Durante seu pronunciamento, a Chefa de Gabinete da SPM-BA, Karla Ramos, ressaltou a importância do CRAM para a cidade, por fortalecer a rede de atenção à mulher local: “O papel da rede é fundamental, pois, não temos como perceber e acreditar no movimento da violência contra a mulher se a rede não funciona. A rede é que faz com que as mulheres possam ser atendidas. O combate à violência contra a mulher é de toda a sociedade baiana”, explicou.

O Prefeito Antônio Henrique Moreira destacou o trabalho que o município de Barreiras vem desenvolvendo em parceria com os governos Federal e Estadual, para fortalecer e garantir as políticas públicas para as mulheres. Lembrou também a importância da participação dos diversos atores da sociedade nesta luta, frisando como é fundamental ter uma rede efetiva e integrada: “É preciso romper a barreira do preconceito. Vamos trabalhar juntos para diminuir o índice de violência contra a mulher, realizando um trabalho integrado com toda a rede de atendimento à mulher”, concluiu.

A inauguração encerrou a programação de atividades da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres da SPM-BA. Durante todo o período de ativismo, uma série de atividades foi realizada para fortalecer a campanha na Bahia, incluindo ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.

O equipamento

Para o funcionamento do CRAM de Barreiras, o Governo da Bahia, através da SPM-BA, e em parceria com o Governo Federal, investiu R$ 165.938,77, com a entrega de veículos, equipamentos e mobiliários.

A Coordenação de Ações Temáticas da SPM-BA também realizou uma capacitação com todos os profissionais que irão compor a equipe de atendimento do Centro de Referência do local.

Com esta inauguração, as mulheres da cidade passam a contar com um espaço de atendimento, acolhimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico para mulheres em situação de violência.

Também será disponibilizada uma capacitação para estas mulheres em situação de violência, com o objetivo de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, através de uma parceria com o SineBahia.

Ascom SPM-BA