• Prêmio de boias práticas 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

08/02/2016 10:30

O tradicional bloco masculino, Afoxé Filhos de Gandhy, adere à causa do enfrentamento à violência contra as mulheres no carnaval

Ontem (07), em seu primeiro dia de desfile, o Afoxé Filhos de Gandhy mostrou que também está na luta pelo fim da violência contra as mulheres no carnaval. No bloco, foi realizada ação de conscientização com distribuição de material informativo, houve desfile da boneca gigante da madrinha Maria da Penha, e fala da Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, sobre a campanha.

O bloco, que é tradicionalmente masculino e conhecido por pregar a paz, apoia a campanha “Vá na moral ou vai se dar mal” da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) desde sua primeira edição em 2015. Este ano, a campanha conta com o apoio do Instituto Avon que tem a missão de promover a saúde e o bem estar da mulher por meio da mobilização da sociedade.

Uma ação de conscientização foi realizada junto aos foliões, com a distribuição de material informativo, que trata dos tipos de violência mais comuns durante a festa, e informa o endereço e telefone da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, que conta com reforço durante o plantão de carnaval.

O desfile do “tapete branco da paz” também contou com a novidade da campanha este ano, a boneca gigante, semelhante aos bonecões do Carnaval de Olinda, em homenagem à madrinha da campanha, Maria da Penha.

A Secretária Olívia Santana marcou presença, e em seu momento de fala, agradeceu ao Afoxé Filhos de Gandhy por apoiar mais uma vez a campanha. Ela afirmou que é dever de todos os homens lutar pelo fim da violência contra as mulheres, por terem saído do ventre delas, e aconselhou: “Vá na moral. Vale brincar, mas tem que respeitar a liberdade das mulheres que não querem ser cantadas. Não pode ter violência física ou psicológica. Um salve às mulheres. E viva o Carnaval da Bahia!”.

O bloco desfilará hoje (08) no Circuito Osmar (Campo Grande), e amanhã (09) no Dodô (Barra), e continuará levantando a bandeira de um carnaval de paz para as mulheres por onde passar.

Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.