• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

03/03/2016 15:00

Março Mulheres 2016: Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia realiza programação especial

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) realiza no mês de março, atividades especiais para as mulheres baianas, e participa também de ações realizadas por outras secretarias de estado e órgãos baianos, para garantir transversalidade.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado 08 de março, a SPM-BA realizará duas atividades na data. Durante o turno da manhã, a partir das 09h, será realizado o lançamento do projeto “Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia”.

O evento acontecerá no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Sua realização é resultado de uma parceria com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Humano (SDH) e a Secretaria de Administração Penal e Ressocialização da Bahia (SEAP).

O principal objetivo do projeto é capacitar servidoras/es públicas/os sobre a violência contra as mulheres através de cursos, bem como, as internas em unidades prisionais e egressas do sistema prisional sobre Direitos Humanos e Cidadania. Também produzirá e distribuirá cartilhas e manuais que tratem da aplicabilidade da Lei Maria da Penha e da garantia dos direitos humanos das mulheres em situação de violência.

Durante a noite, a programação terá continuidade com o lançamento do projeto “Mulher com a Palavra” da SPM-BA e da Maré Produções Culturais. A primeira edição será com uma palestra da cantora Elza Soares, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.

A ação, que conta com o patrocínio da Bahiagás e apoio do Teatro Castro Alves, consiste na promoção de um ciclo de três encontros, com mulheres protagonistas nas artes brasileiras. A ideia é que seja discutido o empoderamento feminino através da arte.

A cantora Elza Soares que tem mobilizado a atenção das mulheres com a música “Maria da Vila Matilde”, vai soltar a voz no palco do Teatro Castro Alves, mas dessa vez, em uma conversa sobre a atual situação das mulheres e como ela se reinventou através da arte.

O diálogo contará com a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia e terá mediação da jornalista Malu Fontes. Também será transmitido ao vivo através do Portal do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, através da TVE, no seguinte link - www.irdeb.ba.gov.br/tveonline.

Março Mulheres 2016

Dentre as atividades do Março Mulheres 2016, também será realizada uma ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, durante o BA X VI, do próximo dia 13 de março. Material informativo será distribuído com o público, mensagens serão exibidas em faixas e um bandeirão será carregado pelos jogadores.

A ação é realizada pela SPM-BA, em parceria com a Operação Ronda Maria da Penha, e conta com o apoio da Itaipava Arena Fonte Nova, dos clubes baianos Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória, e da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Outras atividades serão divulgadas em breve, no site e nas redes sociais da SPM-BA.

Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.