• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

29/03/2016 14:00

Campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” é implementada em Salvador

Foi implementada, na manhã de hoje (29), no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, na Baixa do Bonfim, a campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola”, que foi lançada em novembro de 2015, em Salvador.

Marcaram presença na atividade, as servidoras Maria Amélia e Rosa Bastos, representando a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA); além das facilitadoras, Jaqueline Lemos e Virgínea Vasconcelos, representando a Secretaria da Educação da Bahia (SEC-BA).

Na ocasião, alunos e professores participaram de um bate–papo, onde foram levantadas questões sobre preconceitos, estereótipos e valores que pautam as discriminações de gênero. As facilitadoras apresentaram aos alunos a temática da campanha, através da exibição de vídeos institucionais e da apresentação do material que será utilizado nas dinâmicas.

Em momento de fala, a servidora da SPM-BA, Maria Amélia, explicou sobre a relevância de fomentar as discussões sobre a violência de gênero nas escolas. “A ideia é falar sobre todos os tipos de violências sofridas por meninas e mulheres, para que possamos desnaturalizar essa prática”, ressaltou.

A atividade é uma realização das Secretarias Estaduais de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e da Educação da Bahia (SEC-BA), junto à Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, e faz parte das ações do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

A campanha

O objetivo da campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” é promover uma inclusão dos temas de relações de gênero e de enfrentamento à violência contra as mulheres na educação de alunos do ensino fundamental de escolas públicas estaduais.

A metodologia é que a temática seja introduzida na sala de aula através de um gibi, para facilitar a abordagem do tema para os alunos. E de um manual direcionado aos professores, que reunirá textos sobre gênero, violência e o ambiente escolar; as múltiplas formas de violência contra a mulher; os indicadores econômicos, raciais e de deficiências que intensificam a violência; a Lei Maria da Penha e a rede de proteção à mulher em situação de violência, dentre outros temas que os qualificarão para o ensino sobre as relações de gênero.


Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.