13/05/2016 17:00

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia participa de lançamento da Ronda Maria da Penha em Paulo Afonso

Foi inaugurada ontem (12), no município de Paulo Afonso na Bahia, a Ronda Maria da Penha (RMP). A assessora técnica do Eixo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Coordenação de Ações Temáticas, Flora Brito, esteve presente na cerimônia, representando a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia.

O ato contou com a presença de diversas autoridades como: o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa; o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão; o Delegado Chefe da Polícia Civil, Bernardino Filho; a Comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia, Denice Santiago; o Prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira; e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira.

A RMP será comandada pela Tenente da Polícia Militar, Michele Santos Almeida, com uma equipe de nove policiais militares e uma viatura padronizada, que farão o acompanhamento das mulheres vítimas de agressão.

Também foi disponibilizada, pela prefeitura local, uma sala no Centro de Referência da Mulher - Eudócia Antunes de Assis, no bairro BNH, para a instalação da base operacional.

A Ronda

A RMP na Bahia foi criada através de um Termo de Cooperação, de uma ação integrada entre as secretarias de Política para as Mulheres e de Segurança Pública (SSP), a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

A ronda prevê acompanhamento dos casos nos bairros, realizando trabalho preventivo através de conversas com as famílias e com mulheres que são vítimas de violência doméstica, com intuito de evitar que haja continuidade dos casos.

Ascom SPM-BA