03/06/2016 15:20

Mulheres de Itaberaba ganham Centro de Referência de Atendimento à Mulher

Mais um equipamento da rede de atenção às mulheres baianas foi inaugurado. A cidade de Itaberaba passa a contar com o atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabel Ramos Miranda (CRAM).

O equipamento foi inaugurado no final da tarde de ontem (02). Participaram da cerimônia o prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho, a vice-prefeita da cidade, Maria José dos Santos Moraes, a Assessora Especial da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Eulália Azevedo, que na ocasião representou a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, a Secretária municipal, Marilza Almeida, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Maíra da Silva Rodrigues Mascarenhas, a presidenta do Conselho Municipal das Mulheres, Laurita Gomes de Jesus, o Coordenador Municipal da Secretaria de Assistência Social, Givanildo Almeida de Jesus, dentre outras autoridades.

Durante seu depoimento, a Assessora Especial da SPM-BA, Eulália Azevedo, ressaltou a importância do equipamento, para a ampliação do trabalho, que é efetuado, de auxílio e orientação para as mulheres em situação de violência. Lembrou também que iniciativas como estas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia têm conseguido alcançar e transformar as vidas de muitas mulheres nos lugares onde já foram implantadas.

Os Centros são espaços de atendimento, acolhimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico para a mulher em situação de violência, que têm como objetivo proporcionar os encaminhamentos necessários e a superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento desta mulher e o resgate da sua cidadania.
Para o funcionamento do espaço, o Governo do Estado da Bahia, através do projeto “Por uma Vida sem Violência”, disponibilizou para a cidade de Itaberaba dois veículos, para atender ao CRAM, além de equipamentos e mobiliários.

“Por uma Vida sem Violência”

O projeto é fruto de convênios firmados entre as Secretarias de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado e da Presidência da Republica. O recurso destinado é um investimento de R$ 991.267,32, fruto de emendas parlamentares, propostas pelos Deputados Federais, Alice Portugal e Valmir Assunção.
O principal objetivo do projeto é promover políticas públicas que rompam por completo o ciclo de violência contra as mulheres, proporcionando a ampliação e implementação de serviços especializados de atendimento à mulher.