27/06/2016 10:00

Bahia avança no debate sobre a questão da violência contra o sexo feminino nas escolas estaduais

Foi encerrada, no último dia 17 de junho, a etapa piloto da campanha “Quem Ama, Abraça – Fazendo Escola”, referente ao primeiro semestre do ano de 2016.

Com início de sua implementação no primeiro semestre deste ano, em escolas da rede estadual, com ensino fundamental, de Salvador e da Região Metropolitana, a etapa piloto já apresenta resultados positivos que impulsionam a continuidade do projeto. Foram 19 escolas contempladas envolvendo diretamente 180 professores e 1.800 alunos.

A campanha continuará com projeções cada vez maiores, visando alcançar toda a rede escolar estadual. A escola é um dos espaços fundamentais para a formação dos jovens, fortalecendo cada vez mais a perspectiva de educar para que as relações com seus pares primem pelo respeito e equidade, quaisquer que sejam as diferenças - de gênero, orientação sexual, raça, credo religioso, entre outras.

A Campanha

Concebida em 2011 como uma das ações do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, levou em consideração os elevados índices deste tipo de violência. Essa nova versão “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” é voltada especificamente para jovens, privilegiando, sobretudo, a prevenção.

Em 2015, as Secretarias Estaduais de Políticas para as Mulheres e da Educação da Bahia, em parceria com a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, tomaram a iniciativa de levar a campanha para a rede escolar do estado. O lançamento aconteceu durante as atividades dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em novembro de 2015.

Ascom SPM-BA