• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

31/08/2016 10:00

Projeto “Mulher com a Palavra” realiza mais uma edição bem sucedida

Foi realizada na noite de ontem (30), mais uma edição do projeto “Mulher com a Palavra”, já abraçado pelo público baiano que tem comparecido à Sala Principal do Teatro Castro Alves, às terças-feiras, para discutir o empoderamento das mulheres.

O terceiro encontro teve como convidada a artista, cantora e compositora Zélia Duncan e com mediação da jornalista Maíra Azevedo, a bem-humorada Youtuber que ficou conhecida como Tia Má, e já foi considerada, pelo site “Blogueiras Negras”, como uma das 25 mulheres mais influentes da internet brasileira.

O tema do bate-papo com a cantora foi “Trajetórias Artísticas - Papéis e Possibilidades de Escolhas”. Ela afirmou que este convite é uma nova forma de encontrar o público, e que foi uma grande honra fazer parte do time de mulheres que tem participado do projeto.

Zélia contou um pouco da sua história na música, lembrando que sua trajetória teve início ainda na juventude, e que este ano, completa 35 anos de carreira. Contou sobre as situações vivenciadas por ser mulher e conviver com bandas formadas apenas por homens, e sobre a dificuldade do anonimato no início, tanto para o artista quanto para a família.

Uma das experiências reveladas foi o da sua vivência em Abu Dhabi, onde trabalhou como cantora em uma rede hoteleira e conviveu com mulheres de uma cultura totalmente diferente do seu país, o que a fazia refletir ainda mais sobre a questão da submissão das mulheres e da noção de liberdade.

A cantora afirmou que é totalmente feminista e que é sempre bom lembrar o que realmente é o feminismo: “O machismo coloca a mulher numa posição inferior. O feminismo coloca homens e mulheres em posição de igualdade”. Também tratou do feminismo negro, que ela considera fundamental para o Brasil: “Temos que estar juntas. Eu sofro sendo mulher e pelas minhas orientações, mas não sofro como uma mulher negra. Temos que lutar para sermos iguais”, concluiu.

A mediadora tornou o bate-papo ainda mais informal e leve, e conseguiu declarações bastante bem-humoradas e coerentes da convidada. Em uma das suas intervenções, Tia Má declarou bastante positiva a oportunidade de conhecer uma artista e suas opiniões e de encontrar tanta afinidade: “Você não tem apenas uma voz bonita, mas uma história bonita”, elogiou.

Um dos momentos mais especiais da noite foi quando Zélia Duncan cantou um trecho da música “Os imorais”, deixando uma mensagem de inspiração para as mulheres baianas: “E então a moral da história vai estar sempre na glória de fazermos o que nos satisfaz”.

O projeto, que ainda este ano contará com mais uma edição em novembro, é uma realização da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e da Maré Produções Culturais, e conta com o patrocínio da Bahiagás, e apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Teatro Castro Alves e da Fundação Cultural do Estado da Bahia; do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, através da TVE e da Rádio Educadora FM; do Shopping da Bahia; da “Somos Coletivo Criativo”; do Bolo das Meninas; e da Alquimia Marketing.


Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.