19/10/2016 18:50

Grupo de Portugal se apresenta com As Ganhadeiras de Itapuã

A Casa da Música, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, realiza às 18h desta sexta-feira (21) um encontro para celebrar a memória cultural de Salvador e Portugal. Será entre o grupo folclórico ‘Casa do Povo de Guadalupe’ e ‘As Ganhadeiras de Itapuã’, num momento de interação com música e muita dança. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Com o propósito de salvar do esquecimento parte do patrimônio artístico da Ilha Graciosa Açores, em Portugal, o grupo ‘Casa do Povo de Guadalupe’ passa pelo Brasil pela primeira vez. “Neste ano, está realizando um grande sonho de muitos de muito tempo, o de visitar o País e levar para Salvador as nossas modas regionais com toda a sua coreografia, bem como os nossos trajes de antigamente, representando as mais variadas profissões desta ilha, algumas já em franca decadência”, explica a responsável pelo grupo, Teresa Bettencourt.

O grupo ‘As Ganhadeiras de Itapuã’ nasceu em 2004, nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, onde pessoas movidas pelo desejo de manter acesos os costumes e tradições do bairro se reuniam semanalmente. Nesses encontros foram se colecionando várias cantigas e sambas de roda.

Em 2015, As Ganhadeiras de Itapuã levaram dois dos três prêmios que disputou no 26º Prêmio da Música Brasileira – ‘Melhor Grupo Regional’ e ‘Melhor Álbum Regional’. O premiado grupo é composto por músicos, crianças e senhoras e ganhou este nome por homenagear as mulheres rendeiras do final do século 19 e início do 20, entoando cantigas e sambas de rodas.

Espaços Culturais

A Secult mantém 17 espaços culturais, administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos territórios de identidade. Destes, cinco funcionam em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis na internet ou podem ser obtidas pelo telefone 71 3116-2000.

Fonte: Ascom/ Secretaria de Cultura do Estado (Secult)