• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

11/11/2016 16:00

Mulher com a Palavra receberá MC Carol, Preta Gil e Elisa Lucinda no TCA

Mulheres negras de diferentes gerações que contrariam as regras, a cultura hegemônica e os padrões de beleza. É o que será possível conferir na quarta edição do projeto Mulher com a Palavra, iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com a Maré Produções Culturais, e com patrocínio da Bahiagás, do Instituto Avon e da Bahiatursa. No dia 22 de novembro, às 20h, o evento vai celebrar o Novembro Negro e os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovendo um bate-papo entre MC Carol, a cantora Preta Gil, sob a mediação da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana e da comunicadora Rita Batista. A escritora Elisa Lucinda também marcará presença, realizando intervenções poéticas.

O tema Feminismo Negro, Geração Tombamento e outras gerações colocará em debate como as novas gerações utilizam da estética para demarcar seu lugar político, enfrentar o racismo com irreverência e ousadia, não raro desconstruindo os padrões de gênero, consumo e corpo, sem perder de vista o diálogo com as feministas experientes como a atuante Vilma Reis, a saudosa Luiza Bairros, pensadoras como Angela Davis, a escritora Chimamanda Adichie, entre tantas outras negras atuantes da África e Diáspora.

O evento optou por trazer mulheres negras que têm na irreverência uma estratégia de deslocar os padrões, como a cantora MC Carol, que no último mês de outubro lançou o single “100% feminista”, ao lado da rapper Karol Conká. De outro lado, Preta Gil que além de enfrentar o racismo, usa sua visibilidade contra a gordofobia.

A força da poesia de Elisa Lucinda também tornará a noite mais memorável, trazendo outras expressões artísticas evocadas pela veterana, atriz e escritora negra, que perfura o branco mundo da literatura brasileira, ainda pouco ocupado por autoras afrodescendentes. A versatilidade e o dinamismo da apresentadora Rita Batista vai costurar a conversa ao longo da noite, trazendo perguntas e reflexões sobre o tema do Feminismo Negro e a irreverência da Geração Tombamento.

Última edição do ano – Elza Soares, Márcia Tiburi e Zélia Duncan foram as mulheres que se destacaram nas edições anteriores do “Mulher com a Palavra”, que contou com profissionais de comunicação destacadas como Malu Fontes, Tereza Cruvinel, Maíra Azevedo (Tia Má). Um total de 4.200 pessoas acompanhou, diretamente, as discussões sobre feminismo, atuação política, versatilidade artística e pôde conhecer as histórias de mulheres que se destacam na cena da cultura, do pensamento e da arte brasileira.

Para a Secretária Olívia Santana, o objetivo da SPM-BA com esse projeto é inspirar mulheres, a partir da trajetória de êxito de outras mulheres. “Cada artista que a gente convida, precisa ter o que falar, mostrar seu lado humano, não idealizado, fora da expectativa do glamour. Mulheres reais falando para mulheres reais”, explicou.

A produtora cultural Fernanda Bezerra pontua que o “Mulher com a Palavra” se configurou como um espaço de reflexão, mas também de celebração das mulheres e de articulação. Em um ano, em que as mulheres tomaram as ruas e protagonizaram as discussões políticas do país, espaços como o oferecido pelo projeto foram vitais para a troca de experiências e a reverberação de pensamentos sobre direitos sexuais e reprodutivos, igualdade racial, enfrentamento às violências de gênero, entre outros temas.

O projeto, que conta com o patrocínio da Bahiagás, do Instituto Avon e da Bahiatursa, tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Teatro Castro Alves e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, através da TVE e da Rádio Educadora FM. A venda de ingressos começa amanhã, 12 de novembro, nas bilheterias do TCA e do SAC, e no site www.ingressorapido.com.br , com valores populares: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada).

Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.