30/11/2016 10:00

Rastreamento do Câncer de Mama segue para Quixabeira e Saúde

Fonte: Secom Bahia

Com o objetivo de atender à demanda de exames de mamografia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), inicia as ações do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama nos municípios de Quixabeira e Saúde, no centro norte da Bahia, nesta quarta-feira (30).

Nos dois municípios, 1.815 mulheres, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem os exames de mamografia. É preciso apresentar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. As unidades móveis ficam estacionadas até o dia 5, no Centro de Saúde, ao lado da Prefeitura Municipal, em Quixabeira, e até o dia 6, na Avenida Edgar Pereira, em frente à Secretaria de Saúde, em Saúde. O atendimento será realizado das 7h às 18h.

De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, elas são encaminhadas para a segunda etapa do programa. “As mulheres que precisarem de exames complementares, para fechar o diagnóstico, passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, elas realizam punção e biópsia”, explica.

O diferencial do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é que as mulheres que tiverem exames positivos para a doença serão imediatamente encaminhadas para uma unidade com atendimento em oncologia, para a realização do tratamento, seja à base de quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. “Estamos oferecendo o tratamento integral para as mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado”, esclarece Dourado.