07/12/2016 17:00

“Caravana Cravos e Rosas na Paz!” fortalece luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres em Porto Seguro

Foi realizada hoje (07), mais uma edição do projeto “Caravana Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher”, em Porto Seguro. As atividades aconteceram no Centro de Cultura do município.

A Prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, que também marcou presença, confirmou a importância da Caravana por dialogar diretamente com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura de Porto Seguro, no que diz respeito às ações e aos projetos voltados para as políticas para as mulheres.

Em momento de apresentação do diagnóstico sobre a violência doméstica em Porto Seguro, a Delegada Viviane Scofield revelou que em 2016, foram registradas 811 ocorrências na unidade policial, sendo 90% delas referentes a casos de crime sexual e em contexto de violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas.

O depoimento da delegada apenas confirmou a necessidade de dar continuidade ao trabalho de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas que vem sendo desenvolvido, e também de realizar projetos no município, como a Caravana Cravos e Rosas na Paz!, que busca sensibilizar a população e fortalecer a Rede Especializada de atendimento local.

Também estiveram presentes: as Secretárias Municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Saúde, Ondina Maria de Fátima Cruz e Edna Alves respectivamente; o Secretário Municipal de Esportes, Charles Parracho; o Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar local, o Major Anacleto França; a Cacique Maria das Dores da Aldeia de Juerana; Débora Teles, representando o Conselho da Juventude; e Washington Borges, Superintendente da Juventude.

Além da realização das oficinas de gênero e violência contra a mulher, foi assinado o Termo para Criação do Comitê Municipal de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Também foi realizada uma apresentação do grupo de teatro “Rosas da Democracia”, formado apenas por mulheres, que abordou temas como: a importância da denúncia de violência contra a mulher; o empoderamento feminino; e a necessidade de fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

A Caravana é uma realização da SPM-BA, em parceria com o Instituto Avon, e conta também com o apoio da ONU Mulheres no Brasil e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM). Nesta edição contou também com a parceria da Prefeitura de Porto Seguro.

Ascom SPM-BA