• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

07/03/2017 07:30

Ronda Maria da Penha é premiada em São Paulo

Fonte: Comunicação da Polícia Militar da Bahia (PMBA)

A Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar é vencedora do ‘Selo FBSP 2017 - Práticas inovadoras no enfrentamento à Violência Contra a Mulher’, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com o Projeto ‘Ronda Para Homens’ a ser entregue em São Paulo, nesta quarta-feira (8). A premiação acontece na mesma data em que a Ronda completa dois anos de atuação, marcando o Dia Internacional da Mulher.

O projeto ‘Ronda para Homens’ tem como concepção atuar na sensibilização e capacitação de homens para o fim da violência contra a mulher. Ele é realizado por meio de oficinas com participação exclusivamente masculina, com dois policiais militares do efetivo da unidade como facilitadores. Atende a PMs e a sociedade civil, via demanda espontânea e programação interna da equipe da Ronda.

O Selo FBSP de Práticas Inovadoras é uma iniciativa que tem o objetivo de reconhecer práticas desenvolvidas pelas instituições policiais e guardas municipais com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais da segurança pública com iniciativas de enfrentamento à violência contra as mulheres em suas múltiplas formas - física, psicológica, patrimonial, institucional, ciberviolência, entre outras.

Na primeira fase foram selecionadas 11 iniciativas finalistas pelo Comitê de Seleção do Selo, entre as mais de 200 propostas enviadas de 18 estados brasileiros. Três iniciativas foram vencedoras, sendo a da Ronda Maria da Penha a única entre as corporações policiais militares (as duas também vencedoras foram das polícias civis dos estados de Mato Grosso e Piauí). O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para segurança pública do Brasil.

Ronda

A Operação Ronda Maria da Penha atua em Salvador e região metropolitana, além dos municípios Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Serrinha (nordeste), Juazeiro (norte) e Feira de Santana (centro norte), em acompanhamento de mulheres vítimas de violência sob medida protetiva instaurada. No estado a unidade conta com parceria da Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Ministério Público (MPE), Tribunal de Justiça (TJ/BA) e Defensoria Pública.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.