13/03/2017 09:00

Caravana “Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo fim da Violência contra a Mulher” chega à Mata de São João

Projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), a Caravana “Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo fim da Violência contra a Mulher” estará no município de Mata de São João, entre os dias 14 e 17 de março. A abertura da caravana, na terça-feira (14), será realizada no Auditório do Espaço Conviver, das 8h às 16h. Como parte da programação, a partir das 13h haverá a Oficina de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres, que será realizada por mais três dias, entre 15 e 17 de março, em outro local: no auditório da Escola Municipal Monsenhor Barbosa, das 8h às 16h.

A “Caravana Cravos e Rosas”, parte da programação do Março Mulheres, tem o objetivo de desenvolver ações que contribuam para o combate à violência contra as mulheres e também o fortalecimento da rede de atenção local. A caravana é voltada para toda a sociedade, mas tem como foco principal os homens e grupos sociais organizados que podem promover a mobilização em torno da mudança de atitude frente à violência contra as mulheres.

Realizada em parceria com o Instituto Avon e com apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM), a ação contará com a parceria da Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria de Ação Social.

Programação

No dia 14, das 8h30 às 10h30, serão realizadas oficinas simultâneas de capacitação para a rede de serviços, saúde, educação, segurança, ação social e sociedade civil. Depois será realizado um ato institucional com a presença da titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, e autoridades de Mata de São João.

Estão previstas a criação do Comitê Municipal de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher; a reafirmação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; a apresentação do pré-diagnóstico sobre a situação da violência contra a mulher do município; intervenção cultural; oficinas de gênero e violência contra a mulher; e apresentação teatral.

Oficina de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres

Dentre as temáticas que serão abordadas na Oficina de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres estão: Tráfico de mulheres, Políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas; Exploração de gênero no desenvolvimento do Turismo; Noções e relações de gênero; e Noções de raça e racismo. O projeto das oficinas é desenvolvido em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania.

Ascom SPM-BA