• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

16/03/2017 19:05

Ativista Social recebe título de Cidadã Baiana

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu hoje (16) o título de Cidadã Baiana à socióloga paulista Eliana Bellini Rolemberg durante a sessão especial “Democracia e Direitos Humanos”. A entrega do título reuniu, no plenário da Alba, representantes de movimentos sociais, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), além de políticos, acadêmicos e amigos. A secretária de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira, participou da homenagem, convocada pela deputada Neusa Cadore (PT).

Ex-presa política, Eliana Rolemberg participou ativamente da luta pela redemocratização do país e a favor dos Direitos Humanos. No começo dos anos 70, durante a ditadura militar, a socióloga foi presa, torturada e separada da filha de apenas oito meses. Depois Eliana foi exilada na França, onde permaneceu até 1979. Em Paris atuou na Divisão de Juventude da Unesco e no Setor de Migrantes e Refugiados do Serviço Civil Internacional-SCI.

Eliana Rolemberg voltou ao Brasil com a anistia. Chegou à Bahia na década de 80, onde por 30 anos fez parte da equipe de assessoria da CESE (Comunidade Ecumênica de Serviço). Em Salvador, trabalhou também na CPT, assessorando trabalhadores rurais e contribuindo na luta pela reforma agrária, além de dirigir o CEAS. Nos últimos anos, Eliana tem atuando na elaboração do Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.