20/03/2017 13:40

Caravana “Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo fim da Violência contra a Mulher” agora em Lauro de Freitas

Depois de Mata de São João, chegou a vez de Lauro de Freitas. A Caravana “Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo fim da Violência contra as Mulheres” estará no município, na região metropolitana de Salvador, na próxima terça-feira (21), no Campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), a Caravana “Cravos e Rosas” tem como objetivo sensibilizar e engajar a população no combate à violência contra as mulheres. A SPM-BA realiza uma caravana por mês, mas em comemoração ao Março Mulher estão previstas três caravanas em março.

Durante a caravana, técnicas da SPM-BA desenvolvem ações como palestras, oficinas de capacitação e rodas de diálogo visando fortalecer a rede de atenção local e contribuir para a conscientização da população para o combate à violência contra as mulheres. A caravana é realizada em parceria com o Instituto Avon e conta com o apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM). Em Lauro de Freitas, o evento será realizado em parceria também com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do município e o Instituto Federal da Bahia (IFBA).

PROGRAMAÇÃO

A abertura da 4ª caravana será às 8h da manhã no campus do IFBA com uma palestra da secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira. Depois serão realizadas oficinas de capacitação e rodas de diálogo, voltadas para os jovens (estudantes do ensino fundamental e médio), representantes de órgãos que compõem a rede de atenção no município e o público em geral. O projeto Caravanas Cravos e Rosas prevê a realização do evento em 30 municípios baianos.

Este ano, a Caravana Cravos e Rosas passou a integrar a campanha “Respeita as Mina”, lançada no Carnaval pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A campanha tem recebido amplo apoio do governo da Bahia, de artistas e da população em geral, unindo todos na luta em defesa dos direitos das mulheres e contra a violência de gênero. Durante o Carnaval houve um aumento de 149% no público alcançado pelas palestras e ações de sensibilização nos postos policiais, em relação ao ano anterior. Essas ações devem ser permanentes, voltadas para a sociedade civil em geral, não se restringindo ao período da folia