• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

24/03/2017 11:30

X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia incentiva a autonomia dos trabalhadores

Na tarde desta quinta-feira (23/03), foi realizado o X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia, com a presença de artesãs e artesãos de diversos municípios do Estado. O evento aconteceu no Museu Geológico da Bahia e comemorou o Dia Mundial da Artesã e do Artesão, celebrado em 19 de março.

O evento foi realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA).

Presente no evento, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira, falou da necessidade em valorizar o trabalho das artesãs e artesãos, para que sejam reconhecidos enquanto arte e agregue valor às habilidades dessas pessoas.

Durante o ato foi anunciado o lançamento de um edital em abril, no valor de R$ 500 mil, que vai selecionar uma organização da Sociedade Civil para comercializar a produção artesanal de associações baianas. Houve, ainda, a assinatura de um Termo de Cooperação entre a Setre e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), para demarcar a área geográfica das comunidades de Maragogipinho/Aratuípe (cerâmica) e Saubara (renda de bilro), e registrar a produção coletiva das localidades.

Estiveram presentes no evento a titular da Setre, Olívia Santana, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes; o vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez; e a coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre, Emília Almeida.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.