24/03/2017 17:30

Projeto Margaridas realiza mais Feira Feminista em Mutuípe

A Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM-BA), através do Projeto Margaridas, promoveu mais uma Feira da Agricultura e Economia Feminista, nos dia 21 e 22/03. Dessa vez, a iniciativa aconteceu no município de Mutuípe, no território de identidade Vale do Jiquiriçá.

Na ocasião, 40 mulheres e 20 grupos produtivos comercializaram produtos oriundos da agricultura familiar, a exemplo de chocolates finos, biscoitos e artesanatos.

Para a expositora Rosineide Souza Ribeiro, do grupo Mulheres Produtivas de Maracás, é importante que o Projeto Margaridas continue levando as mulheres do território para expor seus produtos e trocar experiências. “Estou adorando a oportunidade de participar da 1ª Feira Feminista em meu território, pois adquiri experiência e conhecimento e vendi meus produtos”, declarou.

A Feira Feminista é realizada com o propósito de trabalhar a autoestima e o empoderamento feminino, além de fortalecer a importância das mulheres se organizarem em associações, discutir sobre o papel de cada mulher em sua comunidade e orientar sobre o combate às diversas formas de violências.

O evento contou com a parceria da Prefeitura de Mutuípe, do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), Câmara Técnica de Mulheres do Colegiado Territorial do Vale do Jiquiriçá (COTEVAJ), FASE, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), CNPq, Associações da Barra de Fojo, Articulação de Mulheres do Vale e da Casa de Cultura do Território Vale do Jiquiriçá.

Projeto Margaridas

O projeto de Inclusão Social e Produtiva das Mulheres Trabalhadoras Rurais, denominado Projeto Margaridas, é uma realização da SPM-BA, através de convênio com o governo federal. Tem como objetivo principal atender às mulheres das zonas rurais dos municípios baianos.