24/03/2017 17:30

Tribo Pataxó de Coroa Vermelha adere à campanha contra a violência às mulheres

Indígenas de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, aderiram à campanha “Respeita as mina”, lançada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e realizaram a Primeira Caminhada das Guerreiras Pataxó contra a violência às mulheres. Autoridades e integrantes da comunidade indígena participaram de um ato no centro da aldeia Pataxó e depois saíram em caminhada até a Praça do Descobrimento, no distrito de Coroa Vermelha, onde residem cerca de 1.200 famílias indígenas.

A secretária de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira, considerou o ato histórico. “É um momento histórico ver as mulheres indígenas, os nossos povos originais que representam tanto, engajados nessa luta”. O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnaldo Junior (PSD), destacou a importância da campanha para a sensibilização de toda a sociedade. “É uma causa justa. Sem dúvida nós vamos estender essa campanha do “respeito as mina” pelos quatro cantos do município”, declarou. O ato em Coroa Vermelha teve, ainda, a participação da deputada Alice Portugal (PCdoB) e vereadores da região.

O município de Santa Cruz Cabrália ocupa, atualmente, a 13ª posição na Bahia em índice de violência contra a mulher. “É um momento de pura satisfação quando a gente vê que as mulheres estão acordando”, disse a Cacica Maria das Dores. A líder indígena destacou a importância da participação dos jovens no evento. “Qual o homem que queremos amanhã? Respeito se aprende de berço. Por isso temos que educar os nossos jovens para que respeitem as mulheres”.

Durante o ato na Aldeia Pataxó, a gestora da SPM-BA destacou a importância de denunciar os casos de violência por meio da Central de Atendimento à Mulher, no disque 180. “As queixas precisam ser registradas. Os dados, mesmo subnotificados, são alarmantes e devem mesmo nos assustar para que todos se empenhem e participem dessa luta”.

CÂNTICO E DANÇA
A Primeira Caminhada das Guerreiras Pataxó percorreu uma das avenidas principais de Santa Cruz Cabrália. Ao longo do percurso, os índios usaram da linguagem do canto e da dança para chamar a atenção da população. Alguns turistas que passeavam pelo local aderiam à mobilização, encerrada na Praça do Descobrimento, onde todos os participantes dançaram em círculo.

A caminhada das Guerreiras Pataxó foi idealizada pela presidente da Associação de Mulheres Indígenas do Sul da Bahia, Kandara Pataxó, depois de participar da Caravana Cravos e Rosas, realizada pela SPM-BA em Porto Seguro, distante 20 quilômetros de Cabrália. “A SPM me abriu a porta para mostrar a realidade e quando eu voltei pra aldeia eu disse para as mulheres que nós precisávamos fazer alguma coisa”.