27/03/2017 14:00

Caravana Cravos e Rosas chega a Simões Filho

A ‘Caravana Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo fim da violência contra as Mulheres’ faz a próxima parada, na terça-feira (28), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), a caravana pretende sensibilizar a população para a importância do combate à violência contra as mulheres e estimular o fortalecimento e capacitação da rede de atenção à mulher no município, além de incentivar o engajamento dos homens com a criação de um comitê de homens. O evento começa às 8h30, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Mulher e da Cidadania. A caravana é a terceira realizada este mês, como parte da programação do Março Mulher.

Serão realizadas quatro oficinas de capacitação e rodas de diálogo no município, voltadas para públicos específicos: sociedade civil, integrantes da rede de atenção à mulher, além de jovens do ensino fundamental e médio. Durante o evento há também atividades culturais como a participação do grupo de teatro “Rosas pela democracia” que aborda, de forma bem humorada, o machismo ao mesmo tempo em que chama a atenção para a gravidade e as implicações da violência contra as mulheres, incentivando a denúncia dos casos pela Central de Atendimento à Mulher, no disque 180. Em Simões Filho, a caravana será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social da Mulher e da Cidadania (Sedesc).

RESPEITA AS MINA!

Este ano, a “Caravana Cravos e Rosas” passou a integrar a campanha “Respeita as mina”, lançada no Carnaval pelo governo do estado por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) com o objetivo de despertar a sociedade para a importância de unir esforços no combate à violência contra as mulheres. “Essa luta é um política assumida pelo governo da Bahia, um compromisso que deve envolver também toda a sociedade para a redução dos índices de violência”, disse a secretária de SPM-BA, Julieta Palmeira.

A caravana prioriza os municípios com as maiores taxas de violência contra as mulheres. Simões Filho ocupa, atualmente, a 28ª posição no país em índice de violência de gênero entre os municípios com mais de 10 mil habitantes do sexo feminino. Segundo o Mapa da Violência de 2015 – o último divulgado – a taxa média de homicídios de mulheres no município nos anos de 2009 a 2013 foi de 14,1%, 2,3% acima da maior taxa registrada entre as capitais. Vitória, capital do Espírito Santo, ocupa a primeira colocação com uma taxa de 11,8%.

Só este mês, a Caravana passou por Mata de São João e Lauro de Freitas. No total a caravana deve percorrer 30 municípios. O projeto é realizado em parceira com o Instituto Avon e conta com o apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM).

Ascom/SPM-BA