• Prêmio de boias práticas 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

29/03/2017 17:40

Governador anuncia instalação da Ronda Maria da Penha em Itabuna

Fonte: Secom-BA

Nesta quarta-feira (29), o município de Itabuna, no sul da Bahia, recebeu a quarta reunião da Caravana do Pacto pela Vida (PPV) no interior do estado. O governador Rui Costa se reuniu com representantes de órgãos e entidades da segurança pública estaduais, além de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo, para articular ações integradas destinadas à redução dos índices de violência e medidas de prevenção social para a população vulnerável. A caravana começou em Feira de Santana e já passou também por Vitória da Conquista (sudoeste) e Eunápolis (extremo sul).

"A reunião do Pacto pela Vida sempre acontecia uma vez por mês, em Salvador. Mas nós resolvemos levar essa reunião a todas as regiões do estado. Estamos promovendo a caravana pela vida e pela paz. Estão aqui representados todos os poderes do Estado da Bahia. Os juízes, os promotores, os defensores, os delegados e os oficiais da PM sugeriram melhorias para os sistemas judicial e de segurança pública. Várias medidas foram anotadas e iremos encaminhar algumas delas já em curto prazo, a exemplo da instalação da Ronda Maria da Penha, para cuidar dos casos de violência doméstica. No prazo de 30 dias, nós vamos instalar a Ronda aqui em Itabuna", anunciou o governador.

De acordo com Rui, outras sugestões foram a "implantação das vídeo audiências judiciais, sem precisar do descolocamento do preso, e também a casa de acolhimento de menor em conflito com a lei, que vamos buscar uma alternativa aqui para a região". Na reunião, ele destacou ainda o papel da família no combate à violência. "Este ator é fundamental para uma sociedade de paz. Quero renovar o pedido para que os pais, mães, avôs, avós e tios tragam as crianças e jovens para perto, com muito carinho, acolhimento e afeto, para não permitir que eles sejam capturados pelo mundo do crime".

Também presente na reunião, o secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, comentou que além de ações ostensivas de segurança, o PPV tem foco em ações sociais como ferramenta de combate à criminalidade. "Hoje temos alunos matriculados em diversos cursos técnicos, através da Rede Estadual de Educação Profissional. Uma outra ação, o Primeiro Emprego, possibilita que esses alunos tenham acesso a oportunidades de trabalho garantidas. São ações com objetivo de facilitar a educação para que nossos jovens possam buscar novos caminhos".
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.