• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

13/04/2017 11:20

Francisca Praguer Fróes: uma mulher à frente do seu tempo

Na última quarta-feira, 12 de abril, foi comemorado o Dia do Obstetra. Uma das primeiras e mais importantes obstetras da Bahia, Francisca Praguer Fróes, se destacou pelos seus posicionamentos políticos e a defesa dos direitos das mulheres.

Nascida em 21 de outubro de 1872, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo, Francisca foi a primeira mulher a dirigir um serviço de Obstetrícia na Bahia. A partir de 1903, começou a defender, publicamente, a emancipação feminina.

Naquele ano, publicou um artigo contra o preconceito, exigindo que as mulheres tivessem o mesmo direito dos homens nas Faculdades de Medicina. Sua luta em favor do feminismo repercutiu em todo o país.

Por volta de 1917, defendeu o divórcio, publicando um artigo altamente polêmico. Ao longo de 30 anos, não mediu esforços no sentido de romper o preconceito e convencer o país sobre a necessidade da emancipação feminina. Dra. Francisca Praguer Fróes ganhou fama nacional, sendo uma referência da luta pela emancipação feminina para todo o país.

A médica faleceu em 1931, quando participava do Segundo Congresso Internacional Feminista, no Rio de Janeiro. É patrona da cadeira 24 da Academia Brasileira de Médicos Escritores (Abrames), fundada em 26 de novembro de 1987.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.