18/04/2017 17:20

SPM promove formação para técnicas das Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) realiza formação para técnicas que atuarão nas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo até a quinta-feira (20/04). A capacitação teve início ontem (17), e é voltada para um grupo de 16 pessoas, formado por advogadas, psicólogas, assistentes sociais e motoristas.

As temáticas tratadas no curso são: As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo; Gênero, desigualdade e violência; Aplicabilidade da Lei Maria da Penha; Constituição e fortalecimento da rede de atendimento à mulher em situação de violência no âmbito municipal; As mulheres do campo em sua diversidade; Promoção da autonomia das mulheres do campo e ampliação dos seus direitos; O atendimento às mulheres em situação de violência e o Sistema Único de Saúde; Atendimento qualificado e humanizado às mulheres em situação de violência; e Desafios da integração multiprofissional.

As duas Unidades Móveis fazem parte do Programa Mulher: Viver sem Violência, lançado pela então presidente Dilma Rousseff, e integram as ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

As unidades são destinadas às áreas mais afastadas das cidades, assegurando às mulheres que vivem na zona rural o acesso aos serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

Os ônibus adaptados contam com salas para atendimento individual realizado por equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias das mulheres e para prestar primeiro atendimento, possibilitando orientação adequada e humanizada. A ação tem ainda função preventiva, através da promoção de palestras, oficinas e demais atividades de sensibilização sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.