• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

19/04/2017 13:00

Alba promove audiência sobre violência contra mulheres negras

A Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou na manhã da terça-feira (18/04), a audiência pública As Faces da Violência Contra as Mulheres Negras no Estado. O debate, promovido pelo deputado Bira Corôa e o Instituto Odara, contou com a participação de integrantes de movimentos sociais, estudantes, parlamentares e a sociedade civil.

Em sua fala, a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira, chamou a atenção para o fato de que é necessário ter unidade no que representa a violência para a mulher. “Esse é um problema de saúde pública que afeta a vida das mulheres, em especial das mulheres negras. Essas são as mais afetadas por todas as faces da violência: o assédio, estupro, a violência obstétrica. Não se pode falar da violência sem relacionar com o sistema de desigualdades do nosso país.”

Segundo a gestora da SPM-BA, a violência é, ainda, uma questão política decisiva para a sociedade, pois resultada de um sistema de desigualdades de etnia, gênero e classe. De acordo com a divulgação de pesquisas recentes, a Bahia é o segundo estado do país em número de mortes de mulheres negras causadas por violência doméstica.

A integrante do Instituto Odara, Maísa Vale, falou da necessidade de a violência contra a mulher negra ser prioridade por parte do poder público. Já o deputado Bira Corôa declarou que os índices são alarmantes em relação à violência contra as mulheres negras e que esse é um problema coletivo, que ultrapassa a questão de gênero.

Estiveram presentes na audiência as deputadas estaduais Fabíola Mansur, Fátima Nunes e Luiza Maia, o líder do governo na Alba, Zé Neto, e a vereadora Marta Rodrigues.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.