25/04/2017 11:00

Sessão especial na Câmara de Salvador homenageia trabalhadoras domésticas

Na noite da segunda-feira (24/04), a Câmara de Vereadores de Salvador realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, a ser comemorado em 27 de abril. A iniciativa, solicitada pela vereadora Aladilce Souza, lotou o plenário Cosme de Farias.

Em sua fala, a vereadora lembrou que a profissão da trabalhadora doméstica é uma das mais desrespeitadas no país. Em muitos casos, adolescentes são trazidas do interior para trabalhar em Salvador e não têm seus direitos assegurados, com jornadas exaustivas e sem folga. A edil citou, ainda, conquistas importantes para a categoria, a exemplo da PEC das Domésticas.

Presente na sessão, a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, declarou que a maioria das trabalhadoras domésticas são negras e representam 40% das mulheres da Região Metropolitana de Salvador. Inclusive, são as responsáveis pelo sustento da família. Outro ponto importante tratado pela titular da SPM-BA foi o impacto que a reforma da Previdência e a aprovação da Terceirização causará na vida das trabalhadoras domésticas, pois serão afetadas significativamente.

A secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Oliveira, disse que apesar dos 45 anos da conquista da carteira assinada, muitas trabalhadoras ainda não têm esse direito. Durante a sessão, houve a encenação da peça teatral “As Mazelas do Trabalho Doméstico”, pelo grupo teatral “Nós Mesmos”.

Estiveram presentes na atividade a vereadora Marta Rodrigues; a secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana; a síndica do Condomínio 27 de Abril (residencial habitado por trabalhadoras domésticas), Maria José Santana; a ex-prefeita de Governador Mangabeira (BA), Domingas da Paixão; a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (Sindoméstico/BA), Milca Martins; e a ouvidora-geral licenciada da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis.