26/04/2017 18:20

Conselho Estadual de Saúde se reúne para planejamento da primeira Conferência de Saúde das Mulheres

Integrantes do Conselho Estadual de Saúde se reuniram nesta quarta-feira (26), na Secretaria de Políticas para as Mulheres para mais um encontro visando o planejamento da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu/Ba), que será realizada de 27 a 29 de junho, em Salvador, com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

Representantes de três das nove macrorregiões que estão à frente da organização da conferência participaram da reunião. Os núcleos macrorregionais são responsáveis pela eleição dos delegados que participarão do evento, observando os municípios contemplados.

De acordo com resolução aprovada pelo Conselho, metade dos representantes de cada núcleo deve ser de usuárias do sistema de saúde e desse total 20% de mulheres em situação de vulnerabilidade. “O objetivo é possibilitar uma ampla representação, trazendo a voz das mulheres, observando o número de municípios e a paridade de gênero”, disse Secretaria Geral do Conselho Estadual de Saúde, Liliane Lins Kusterer.

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres tem como eixo principal o fortalecimento das diretrizes para a implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Durante o evento serão aprovadas as resoluções e eleitos os delegados que participarão da conferência nacional, em agosto.