04/05/2017 14:00

Unidades Móveis promovem atendimento às mulheres no interior do Estado

Até o final de julho, as duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo percorrerão diversos municípios baianos, com o intuito de mobilizar as comunidades e promover oficinas com a rede local de atendimento às mulheres em situação de violência, além de acolher as moradoras do interior da Bahia.

Durante a estadia da Unidade Móvel na cidade, são oferecidos serviços de acolhimento, atendimentos psicológico, jurídico e social às mulheres, com uma equipe capacitada. A mobilização das mulheres é realizada em parceria com as prefeituras, através do órgão responsável pelas políticas para as mulheres na gestão municipal, além da articulação com organizações da sociedade civil que atuam em defesa dos direitos das mulheres.

As Unidades Móveis foram lançadas, na Bahia, em março de 2014 e fazem parte das ações de implementação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O projeto executado pela SPM-BA e integra as ações da campanha Respeita As Mina. São dois veículos adaptados para a circulação em áreas de difícil acesso, que ampliam o acesso aos serviços da rede local de atendimento às mulheres em situação de violência.

Os ônibus são equipados com duas salas para o atendimento individual, realizado através da Equipe Volante de Atendimento, equipe multidisciplinar responsável por realizar a escuta das denúncias e prestar acolhimento, possibilitando orientação adequada e humanizada às mulheres em situação de violência.

Oficina com a rede

Para promover o fortalecimento das redes locais de enfrentamento à violência contra as mulheres, a SPM realiza uma oficina de formação com a rede local nas questões referentes a gênero e violência contra as mulheres. A oficina é direcionada aos profissionais das áreas de segurança pública, saúde, educação, assistência social e operadoras/es do direito.

A ação das Unidades Móveis tem ainda função preventiva, através da realização de rodas de diálogo, oficinas e demais atividades de sensibilização nas comunidades rurais.

Calendário de atendimentos

09 a 11/05: Alagoinhas e Candeias