01/06/2017 12:00

Mulheres quilombolas recebem treinamento para utilização da Casa de Farinha

Promover a cidadania e autonomia econômica de mulheres da zona rural. Com esse objetivo, 70 mulheres quilombolas foram beneficiadas com a capacitação para utilizar a Casa de Farinha Móvel, a ser entregue posteriormente pelo Governo do Estado. Realizada pelas técnicas da SPM-BA, Kátia Santos e Patrícia Teles, a formação aconteceu nos dias 25 e 26/5, na Associação Quilombola de Agreste, no município de Seabra.

Durante a abertura da formação, a coordenadora de Ações Temáticas da SPM, Jucinalva Peruna, apresentou as ações da secretaria e falou sobre a campanha Respeita as Mina, que tem o objetivo de combater a violência contra as mulheres.

A Casa de Farinha é voltada para as mulheres e atenderá as comunidades quilombolas Agreste, Serra do Camarão, Capão Redondo, Remanso, Lagoa do Baixão, Baixão Velho, Basílio, Cutia e Morro Redondo. O equipamento, adaptado em um caminhão, permite que as mulheres fabriquem farinha, promovendo a autonomia das mesmas.

Além de informações de como manusear a Casa de Farinha, as participantes contam com formação voltada para Gestão Econômica, financeira, administrativa e de pessoal; Políticas públicas para mulheres rurais; Prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres; e Diferentes formas de organização.

Ao final da capacitação, as mulheres aprenderam, na prática, a utilizar o equipamento e produziram farinha. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Ação Social, a Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra. O projeto Casa de Farinha Móvel é um convênio firmado através de Emenda Parlamentar.