02/06/2017 11:30

Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres do Extremo Sul conta com 21 cidades presentes

A 1ª Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres do Extremo Sul da Bahia, que teve início ontem (1º), na cidade de Teixeira de Freitas, contabiliza representantes de 21 cidades baianas. Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a atividade termina hoje (2), quando serão os quatro eixos prioritários da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, a ser realizada em junho, em Salvador.

Durante a abertura do encontro, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, salientou a importância em ter representantes de diversas cidades da Região, pois a unidade é fundamental para tratar de um tema tão urgente para a sociedade.

“Discutir a saúde das mulheres no atual contexto em que vivemos é muito importante. Nesse aspecto, precisamos falar sobre a violência, que é uma questão de saúde pública. Não é possível que em pleno século XXI as mulheres continuem sofrendo com o machismo, que não recebam igual aos homens, que não tenham direitos de decidir sobre coisas importantes para a sociedade.”

A gestora declarou, ainda, que o encontro é importante, pois é etapa preparatória para a Conferência Estadual de Saúde das Mulheres e vai deliberar sugestões a serem apresentadas na Conferência Nacional.

A abertura da Conferência contou com apresentação indígena das mulheres Pataxós da Aldeia Monte Dourado e da Orquestra Educandário Paz e Bem. Estiveram presentes vereadores, a delegada da Deam da cidade, conselheiras de Saúde da Bahia, entre outros.

Cidades presentes

A atividade contou com representantes das cidades de Alcobarça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibiratuba, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.