07/06/2017 11:50

Salvador sedia Conferência de Saúde das Mulheres da Macrorregião Leste

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Macrorregional Leste reúne representantes de 37 municípios no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento foi aberto ontem à tarde com uma palestra da secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, que abordou o tema ““Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Durante todo o dia de hoje, os participantes discutem questões dividas em quatro eixos prioritários da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (1ª CESMu), a ser realizada de 27 a 29 de junho, em Salvador.

Na ocasião, a titular da SPM-BA ressaltou a importância da participação dos vários segmentos da sociedade. ““Só podemos construir essa conferência com resultados significativos se todos participarem: gestoras, usuárias, trabalhadoras e trabalhadores. Todos devem estar conjuntamente conosco debatendo os desafios atuais, que impõem entraves à saúde das mulheres”, disse, acrescentando que a mobilização das mulheres é por “nenhum direitos a menos e nenhum passo atrás”. A gestora destacou a importância da luta pela igualdade de gênero para garantir conquistas às mulheres e a continuidade de políticas públicas que contribuam para o empoderamento e emancipação feminina.

Participaram da abertura do encontro o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas; a presidente da Conferência e representante dos conselhos municipais de saúde da região leste, Cherry Almeida, além do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Mendonça, e da secretária municipal de Saúde de Cruz das Almas, Aline Pires Reis, que representa também o Conselho Municipal de Secretários de Saúde da Bahia. O coordenador do núcleo regional de Saúde Leste, Radaman Barreto, e a representante da União Brasileira de Mulheres, Maria Soraya Pinheiro também estiveram presente. O grupo Batucada Feminista, da Marcha Mundial de Mulheres, se apresentou para a assembleia.

A Conferência da Macrorregional Leste é preparatória para a 1ª CESMu quando serão deliberadas sugestões a serem apresentadas na Conferência Nacional, em agosto. Ao todo serão 09 conferências macrorregionais, Hoje, a secretária da SPM-BA faz a palestra magna na abertura da Macrorregional Sudoeste, em Vitória da Conquista, e amanhã da Macrorregional Oeste, em Barreiras. Durante esses encontros são elaboradas as propostas que serão levadas para a plenária em junho, em Salvador, e são eleitos os delegados que terão direito a voto na Conferência Estadual. De acordo com resolução aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde, metade dos representantes de cada macrorregião deve ser de usuárias do sistema de saúde e desse total 20% de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ascom SPM-BA