08/06/2017 14:00

Vitória da Conquista sedia Conferência de Saúde da Mulher do Sudoeste

Representantes de 73 municípios baianos estiveram presentes na abertura da 1ª Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres Sudoeste, realizada no município de Vitória da Conquista, na tarde da quarta-feira (07/06). Na ocasião, a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, proferiu palestra magna com o tem “Desafios para a integralidade com equidade”.

Em sua fala, a secretária falou da importância em debater a implantação de políticas públicas para todos os tipos de mulheres: negras, indígenas, rurais, com transtornos mentais, entre outras. “É essencial fazer com que todas se sintam representadas e atendidas. Precisamos dar cada vez mais atenção para as políticas voltadas para o sexo feminino. Neste período de retrocesso que vive o país, promover uma conferência dessa abrangência é decisão bastante acertada”.

A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Arlene Ribeiro, chamou a atenção dos presentes para os casos de violência contra a mulher que têm acontecido no município. Solicitou, ainda, empenho na resolução de diversos casos parados na Justiça que dizem respeito à violência de gênero.

De acordo com a presidenta do Conselho de Saúde de Vitória da Conquista, Monaliza Barros, “esse momento é histórico, pois a presença de mais de 70 municípios ajuda a dar visibilidade aos problemas enfrentados pelas mulheres na área da saúde.”

A secretária Municipal de Saúde, Ceres Costa, declarou que o momento pode intensificar a discussão de políticas públicas para a atenção básica da saúde das mulheres. Já a vereadora Nildma Ribeiro chamou a atenção para o fato de que, após muitos anos, o tema volta à discussão.

Estiveram presentes, ainda, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, Karoline Rebouças, a coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, Olga Sampaio, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Mendonça, e a representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Janaína Vasconcelos.