13/06/2017 10:00

Rastreamento do Câncer de Mama chega a mais três municípios da região de Guanambi

A população da região de Guanambi, mais precisamente dos municípios de Riacho de Santana, Iuiú e Palmas de Monte Alto, recebe neste mês de junho o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), voltado para mulheres de 50 a 69 anos, com a realização de mamografia, exame que pode rastrear um câncer de mama em estágio inicial.

Em Riacho de Santana, a ação começa na quarta-feira (14) e vai até o dia 1º de julho. Neste município são 1.842 mulheres na faixa etária para a realização do exame. A unidade móvel ficará estacionada na Praça da Paquera. Em Iuiú, 561 mulheres poderão realizar mamografia no período de 16 a 20 de junho. A unidade móvel estará na Praça do Mercado, nas proximidades da agência do Banco do Brasil. Já em Palmas de Monte Alto, 1.242 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas para passar pelo exame de mamografia. A unidade móvel ficará estacionada de 19 a 30 de junho, na Praça da Bandeira, nas proximidades da Prefeitura Municipal.

Para serem atendidas, as candidatas à realização do exame devem levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e o comprovante de residência. O atendimento será feito das 7h às 18h. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab, que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Fonte: Ascom/Sesab