• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

19/06/2017 17:40

Mulheres de Vitória da Conquista agora contam com a Ronda Maria da Penha

Na manhã desta segunda-feira (19), o município de Vitória da Conquista inaugurou a Ronda Maria da Penha. Formada por 10 policiais militares que foram capacitados pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), a iniciativa será comandada pela capitã Débora Brito e promoverá a proteção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, atendidas com medida protetiva.

Durante a solenidade, estiveram presentes a secretária da SPM, Julieta Palmeira, e o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa. A Ronda Maria da Penha está localizada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), no bairro Jurema, mesmo local em que funciona a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

De acordo com a secretária Julieta Palmeira, a Ronda é uma grande conquista para a cidade e representa a preocupação do Governo do Estado no enfrentamento à violência contra as mulheres. “A SPM e a SSP estão juntas nesse importante trabalho de cuidado com a vida das mulheres. Não é possível que em pleno século XXI, as mulheres continuem morrendo por causa do machismo.”

Para o secretário Maurício Barbosa, a violência doméstica é a pior face das violências, pois representa a desestruturação da família. “O combate à violência contra as mulheres deve ser constante e começa pela educação. A Inauguração da Ronda representa mais uma ação de proteção às mulheres, assim com a Deam, Defensoria e outros órgãos.”

Ronda

Vitória da Conquista é a quinta cidade baiana a contar com a iniciativa. O serviço já existe em Salvador, Paulo Afonso, Juazeiro e Feira de Santana. Inaugurada em 2015, através de cooperação entre SPM e SSP, junto à Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça, a iniciativa será instalada em Itabuna, Ilhéus, Barreiras e Porto Seguro ainda este ano.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.