20/06/2017 17:50

Caravana Respeita as Mina chega a Feira de Santana

Em sua sétima edição, a Caravana Respeita as Mina chegou à cidade de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (20). Com oficinas voltadas para a sociedade civil, integrantes da rede de atenção à mulher, jovens do ensino fundamental e médio, a iniciativa tratou de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Após a realização das rodas de diálogos, coordenadas pelas técnicas da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), houve apresentação das Rosas pela Democracia que, de forma lúdica, chama a atenção para a importância em prevenir e denunciar a violência contra as mulheres.

Na ocasião, a secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, declarou que as oficinas da Caravana Respeita as Mina estão percorrendo os municípios com o intuito de promover o combate à violência contra as mulheres, que é uma questão muito grave de saúde pública e afeta a vida das mulheres.

De acordo com a delegada titular da Deam de Feira de Santana, Maria Clécia Vasconcelos, no ano passado foram registradas 2.656 ocorrências e, do início de 2017 até o momento 1.756 ocorrências. Segundo ela, o crescimento no número de ocorrências se dá pelo fato das mulheres se sentirem mais seguras em denunciar.

O prefeito do município, José Ronaldo de Carvalho, declarou que é de extrema importância que as pessoas se unam e contribuam com o combate a violência contra as mulheres.

Estiveram presentes a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Josailma Ferreira; o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira de Oliveira; a diretora adjunta da FTC de Feira de Santana, Marcly Amorim Pizzani; o promotor da 20ª Promotoria de Justiça da Bahia, Alex Santana Neves; o defensor público Maurício Martins Moitinho; a integrante da Comissão de Mulheres da OAB - Feira de Santana, Verônica Moreira Miranda; a coordenadora do Cram, Maria Luiza Coelho; a comandante da Ronda Maria da Penha, tenente Edlene Silva; e os vereadores Gerusa Sampaio e João dos Santos Bililiu.