• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

21/06/2017 18:10

Juazeiro- BA: Jovem sob medida protetiva é assassinada

Mais um caso de feminicidio na Bahia. A jovem Laise dos Santos Silva, 20 anos, foi assassinada por arma de fogo na noite da terça-feira (20) quando retornava do trabalho, no bairro Itaberaba, em Juazeiro. O suspeito do feminicídio é o ex-companheiro que não aceitava o final do relacionamento.

Segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Juazeiro, no início deste ano, a jovem prestou queixa contra o ex-companheiro que tentou matá-la. Na época, ele atirou contra Laise, mas o disparo não chegou a acertar a jovem. Desta vez, além do assassinato de Laise, o motorista que a conduzia também ficou ferido. Desde abril, a Justiça havia decretado medida protetiva que proibia o ex-companherio de se aproximar.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) que está acompanhando o caso, lamenta que fatos como esses se repitam, e se solidariza com a família de Laise, mais uma baiana que perde a vida por violência doméstica. Nesta quarta (21), a SPM-BA entrou em contato com o Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Juazeiro (CIAM) e com a Secretaria de Mulheres do Município para se informar sobre as providências tomadas, entendendo que os feminicídios precisam ser punidos.

A titular da SPM, Julieta Palmeira, declarou que crimes como este não podem continuar acontecendo “Não podemos, em pleno século 21, permitir que mulheres sejam assassinadas por machismo. Governo e sociedade precisam estar juntos para acabar com essa prática hedionda. Violência contra as mulheres precisa ser denunciada e o agressor punido. O feminicídio está previsto na lei e esses casos precisam ser tipificados como tal , crime hediondo é inafiançável, ao invés de nomeados como crimes passionais”.

Casos recentes

Na última sexta-feira (16), a baiana de acarajé Jussara de Oliveira, 36 anos, e seus dois filhos foram assassinados a facadas na casa em que residiam no bairro de Itinga em Lauro de Freitas. O suspeito é o companheiro de Jussara que está foragido. Outro caso é o feminicídio da pedagoga e atuante feminista Helen dos Santos Moreira, 27 anos, também assassinada a facadas pelo companheiro na Ilha de Vera Cruz.

Além desses casos, a SPM-BA também acompanha o caso da técnica de enfermagem Jucilena da Conceição Reis, 32 anos, assassinada pelo companheiro com um golpe de faca nas costas, na presença da filha de 15 anos, dentro de sua residência no bairro de Santa Cruz, em Salvador. E ainda o de Mariluce Ferreira, 39 anos assassinada pelo companheiro com um tiro na cabeça, na cidade de Conceição do Jacuípe, região de Feira de Santana.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.