13/07/2017 11:00

Secretária visita instalações da Sala Lilás no IML

Na manhã da quarta-feira (12), a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, esteve no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, para acompanhar o funcionamento da Sala Lilás, espaço destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência que vão realizar o exame de corpo de delito.

A visita da SPM-BA aconteceu em decorrência de demanda do Comitê de Governança da Ronda Maria da Penha, que solicitou informações para avaliar o funcionamento do espaço, criado durante a implantação da Ronda Maria da Penha.

Recepcionada pelo diretor do IML, Mário Câmara, e pela coordenadora da Clínica Médica do instituto, Ana Rolin, Julieta Palmeira destacou a relevância da Sala Lilás no acolhimento às mulheres em situação de violência, pois as mesmas já chegam bastante fragilizadas.

A titular da SPM foi informada da demanda de melhorias no fluxo para que as mulheres, ao entrar no IML, já possam ser encaminhadas ao espaço com apoio de uma recepcionista. Atualmente, a recepção é única para todos os casos do IML.

O diretor Mário Câmara informou que existe um compromisso firmado entre o instituto e o Hospital da Mulher para evitar que as mulheres que procuram aquela unidade tenham que se deslocar até o IML. “Assim que chegar um caso de violência no hospital, basta eles me acionarem que enviaremos um perito na hora.”

Atualmente, a Sala Lilás acolhe meninas e meninos menores de 12 anos, mulheres em situação de violência sexual e física. O espaço é importante para evitar muitas vezes que vítima e agressor permaneçam no mesmo local e para proporcionar um acolhimento às mulheres num momento em que se encontram em situação de violência.