• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

21/07/2017 17:08

Debate com servidoras públicas marcará o Dia da Mulher Negra na Bahia

Marcando a passagem do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha na Bahia, o Governo do Estado realiza na próxima segunda-feira (24), em Salvador, a mesa temática “Mulher Negra e Combate ao Racismo Institucional”. A atividade acontece a partir das 14 horas, no auditório do Ministério Público, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento é fruto da parceria entre as secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM).

A mesa temática contará com palestra da doutora Dora Lúcia Bertúlio, um dos principais nomes da área do Direito Público e Relações Raciais no Brasil, atualmente procuradora-geral da Fundação Cultural Palmares. Também integra a programação a jornalista e escritora Rosane Borges, autora de obras que abordam a temática da presença negra na mídia. As titulares da Sepromi e da SPM, Fabya Reis e Julieta Palmeira, respectivamente, abrirão as atividades. A ação é voltada a servidoras públicas, debatendo e incentivando o combate ao racismo institucional nas estruturas e serviços governamentais.

Sobre Dora Lúcia

Dora é uma das principais especialistas da área do Direito Público e Relações Raciais no Brasil e, atualmente, é procuradora-geral da Fundação Cultural Palmares. No estado do Paraná foi procuradora-geral na Secretaria de Estado da Saúde, da Universidade Federal e do Incra. Lecionou na Universidade Tuiuti do Paraná, na Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Mato Grosso, nas disciplinas de Direito do Estado, Direitos Humanos, Relações Raciais e de Gênero.

Dora Bertúlio participou ativamente dos processos de implementação de programas de ação afirmativa para inclusão de população negra no Ensino Superior e Mercado de Trabalho na Universidade Federal do Paraná e colaborou com a implementação das Cotas nas universidades federais de Alagoas, Santa Catarina; Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Sergipe e estaduais do Paraná.

Sobre Rosane Borges

Rosane Borges é pós-doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; jornalista e professora Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP. Integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em São Paulo (Cojira-SP), é autora e organizadora de diversos livros, entre eles, “Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro” (2004) e “Mídia e racismo” (2012).

Serviço:

O quê: Mesa temática “Mulher Negra e Combate ao Racismo Institucional”.

Quando: Segunda-feira, 24 de julho de 2017, às 14h.

Onde: Auditório Afonso Garcia Tinoco - Ministério Público - 5º Avenida, nº 705 - Centro Administrativo da Bahia (CAB) - Salvador.

Quem participa: Doutora Dora Lúcia Bertúlio, especialista em Direito Público e Relações Raciais; Rosane Borges, jornalista e escritora; Fabya Reis, titular da Sepromi; Julieta Palmeira, titular da SPM; além de servidoras públicas.

Mais informações: 71 3117-7412.

Ascom Sepromi-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.