26/07/2017 16:00

Valença recebe a nona Caravana Respeita as Mina

O município de Valença, localizado no Território Baixo Sul da Bahia, recebeu as ações da Caravana Respeita as Mina na manhã desta terça-feira (25), no Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFBA. Em sua nona edição, a iniciativa levou conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres para alunos da rede pública, sociedade civil e integrantes da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência.

Durante a manhã, as técnicas da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) promoveram oficinas de capacitação para os públicos atendidos pela caravana. O objetivo é aglutinar forças para fortalecer a rede de atenção e sensibilizar a população local para a questão do machismo e suas consequências.

A titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, falou da importância em tratar de questões de violência com os jovens. “Precisamos encarar de forma responsável a questão do enfrentamento à violência contra as mulheres. Durante toda a manhã, vocês participaram das oficinas com essa temática, mostrando a importância em unir a sociedade nessa missão. As mulheres não podem continuar morrendo por causa do machismo. E a juventude precisa viver numa sociedade que respeite e ofereça oportunidade iguais para todos.”

O ato institucional contou com as presenças da secretária Municipal de Promoção Social, Margarete Portugal Moura; da diretora do IFBA; Alba Rogéria Silva; a coordenadora do Creas, Luciane Silva; do defensor público Carlos Maia; do capitão da Polícia Militar, Franklin Souza; da delegada de polícia de Cairu, Arginária Soares; integrante do Coletivo Feminista Empoderadas, Andrea Luz; diretora de Juventude, Jessica Brandão; integrante da OAB, Maristela Vieira; da diretora do Direc, Flordolinda Andrade; dos vereadores Vane Costa e Matheus Passos; da representante da sociedade civil organizada, Kelly Quilombo; e Mãe Bárbara de Cajaúba do Terreiro Caxuté.