28/07/2017 16:00

Campanha Respeita as Mina será apresentada na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

Salvador sedia a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu). A abertura do evento será na próxima segunda-feira, dia 31, às 17 horas, no Fiesta Bahia Hotel, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e da secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira. Logo após a solenidade, está prevista a conferência de abertura com o tema "Desafios para a integralidade com equidade" a cargo da médica Maria José de Araújo, da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Sexuais Reprodutivos.

Na abertura, a SPM-BA apresentará aos participantes a campanha Respeita as Mina, de combate à violência contra as mulheres lançada pelo Governo da Bahia no Carnaval. A cantora Larissa Luz, uma das atrações do Trio das Mina durante a folia, estará presente e participará do encerramento do primeiro dia da CESMu. “A violência contra as mulheres é uma questão de saúde pública. Por isso não poderíamos deixar de chamar a atenção para essa problemática numa conferência dessa”, disse a titular da SPM-BA.

A Conferência Estadual é realizada pela primeira vez na Bahia. A iniciativa do Conselho Estadual de Saúde (CES) atende a deliberação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que organiza a 2ª Conferência Nacional 30 anos depois da primeira. O objetivo é fortalecer as diretrizes e mecanismos para implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PEAISM), além de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PNAISM).

Conferências Livres e Municipais de Saúde das Mulheres foram realizadas antes da CESMu. Durante as conferências macrorregionais foram eleitas as delegadas para participar da etapa estadual e representar os municípios, movimentos sociais e sociedade civil. Aquelas interessadas que não foram eleitas podem concorrer a uma das 30 vagas oferecidas para participantes livres. Essas vagas serão disponibilizadas no dia do evento e as inscrições preenchidas por ordem de chegada.

EIXOS TEMÁTICOS

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres possibilitará ampliar a mobilização pela igualdade de gênero e garantia da atenção integral à saúde das mulheres, além de promover o engajamento das mulheres, dos movimentos sociais e de parceiras com a agenda de luta. A CESMu se dividirá em quatro eixos temáticos. A secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, que também é médica, participará do eixo temático: “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”, na terça-feira (01).

Os outros três eixos temáticos são: “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”; “Vulnerabilidade: nossos ciclos de vida na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social".

O conjunto das propostas demonstra alguns aspectos que precisam ser colocados na pauta do controle social do SUS, como as questões do acesso, segurança, gênero, raça, etnia, humanização do parto, práticas complementares e integrativas ao SUS e, principalmente, as relações de trabalho. A programação se estenderá até o dia 2 de agosto, quando serão eleitas as delegadas para a 2ª Conferência Nacional.

MARIA FELIPA

A Tenda Maria Felipa, que estará instalada durante a Conferência, é inspirada nas "Tendas Paulo Freire". É um espaço de circulação ampla, com a organização de atividades em formato de rodas de conversas, a partir de uma adaptação da ideia dos círculos de cultura freireanos. Esse tipo de espaço vem sendo organizado pelos coletivos nacionais de Educação Popular em Saúde em vários eventos da área da saúde, surgindo da necessidade de um ambiente propício à liberdade de expressão, debate político e produção de cultura nesses eventos.

A Tenda é um espaço educativo coletivo, que oportuniza aos trabalhadores da saúde, estudantes, representantes de movimentos sociais e populares darem visibilidade às suas ações e, por outro lado, possibilita uma experimentação diferenciada relativa à construção do debate político na área da saúde.

Na Bahia, esse espaço tem homenageado uma personagem histórica na Bahia, a revolucionária Maria Felipa de Oliveira. A heroína viveu na Bahia no século XIX e teve um importante papel na Guerra da Independência, que ocorreu entre 1822 e 1824. Durante a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, a Tenda abrigará, entre outras atividades, Roda de Conversa sobre "Dívida pública e planos de saúde: impactos no SUS enquanto política de proteção ambiental" e sobre "O efeito das violências sobre a saúde mental das mulheres"; além de vivência artístico cultural e biodança.

Ascom/SPM-BA e SESAB