• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

28/08/2017 10:00

Titular da SPM-BA participa de encontro de lésbicas negras na Casa do Olodum

Na manhã deste sábado (26), a Casa do Olodum recebeu o I Seminário Lésbicas Negras Em Pauta. O evento, que contou com o apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), foi idealizado pela pesquisadora em População Vulnerável, Patrícia Bernardes, e pela representante dos coletivos Lesbibahia, União Nacional LGBT e Rede Nacional Sapatá, Lívia Ferreira.

O seminário, fruto das demandas sociais dos coletivos organizados de Salvador, discutiu temas como a comunicação lésbica jovem, afroafetividade, relacionamento abusivo, gordofobia negra, mercado de trabalho, amor e o viver em coletivo.

O encontro foi mediado pela coordenadora do Núcleo de Educação e Diversidade da Secretaria de Educação da Bahia, Erica Capinan, e teve como facilitadora magna a ativista feminista e representante do Grupo de Mulheres Felipa de Souza e da Rede Afro LGBT, Rosângela Castro, que falou sobre a história do movimento lésbico nacional e mundial.

Diversos coletivos e entidades ligadas aos direitos das mulheres, raciais e do público LGBT marcaram presença no evento, que contou com a facilitação de Altamira Simões, do Candences LGBT, de Flávia Nascimento, da Rede Afro LGBT, Patricia Rosa, do Coletivo Brejo, Josy Andrade, da Rede Nacional Sapatá e Rede de Mulheres Negras da Bahia, e Milly Costa do Coletivo Gordas Livres.

Quem também marcou presença no Seminário foi a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira. A gestora da SPM-BA relatou a importância de eventos como este que trazem cada vez mais a pauta das mulheres negras e lésbicas.

Durante o encontro, a museóloga Joana Flores fez o lançamento do livro “Mulheres Negras e Museus de Salvador: Diálogo em Branco e Preto”, que traz a discussão da presença e representação das mulheres negras para o campo da Museologia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.