• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

11/09/2017 17:40

Metrô de Salvador chega a Mussurunga e tem quatro novas estações

Desde as cinco da manhã desta segunda-feira (11), o baiano pode cruzar a cidade, saindo de Mussurunga para a Estação da Lapa, em apenas 30 minutos. Mais quatro estações do metrô de Salvador entraram em operação hoje: as estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga. Já são 29 quilômetros de trilhos passando por 19 estações entre as linhas 1 e 2, sendo 7,5 quilômetros apenas no novo trecho. Além de inaugurar as novas estações, governo do Estado também reformou e ampliou o terminal de ônibus de Mussurunga, melhorando o acesso e a integração das 21 localidades de Salvador e Lauro de Freitas que são atendidas pelo equipamento.

O governador Rui Costa experimentou o novo trecho do metrô nesta segunda-feira, acompanhado de uma comitiva. Depois de passar por cada uma das quatro novas estações, Rui afirmou que Salvador terá em breve a terceira maior malha metroviária em extensão no país. “A Bahia fica orgulhosa de ter um projeto que é referência para o país inteiro. Daqui a alguns anos, Salvador terá juntamente à região metropolitana, com a obra do VLT, proporcionalmente, a melhor mobilidade do país”. O governador anunciou que até dezembro o metrô chegará ao aeroporto. “Além do aeroporto teremos o trecho que vai sair de Pirajá até Águas Claras/Cajazeiras. São mais cinco quilômetros de metrô que nós vamos iniciar e, portanto, chegaremos a 42 quilômetros de metrô”, afirmou.

A expectativa é que o número de passageiros aumento em 60% com as quatro novas estações que começaram a funcionar nesta segunda (11). Serão 200 mil passageiros transportados por dia, com capacidade de chegar até 400 mil passageiros por dia. São pessoas como a professora Adriana Cotrim, moradora do bairro do Trobogy. A professora trabalha em Mussurunga. "Estava esperando por esse trecho do metrô, agora fica muito melhor. Sem engarrafamento e sem contar que posso passar mais tempo, com o conforto do trem do metrô, e me sentindo muito mais segura. Espero usar todos os dias”.

Integração metrô-ônibus

Para quem precisa usar os dois modais, o terminal de ônibus de Mussurunga foi reformado para dar mais comodidade aos baianos. Foram entregues novo asfalto, além de piso de granito e rota tátil para deficientes visuais. A área é 23% maior que a anterior. O terminal agora conta com 17 plataformas para ônibus, capacidade para 126 veículos e 190 mil passageiros por dia.

O espaço tem capacidade para atender até 12 mil usuários por hora, circulando em três plataformas ampliadas de embarque e desembarque, que permitem o fluxo de até 180 ônibus por hora. Atualmente, operam no Terminal de Ônibus Mussurunga 31 linhas urbanas e 8 linhas metropolitanas passam a entrar no terminal de ônibus, facilitando a integração dos moradores da região metropolitana de Salvador. O terminal de Mussurunga será interligado à Estação de Metrô por meio de uma passarela, que deverá ser acessada por escada fixa, escada rolante ou elevador.

Com informações da SECOM-BA.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.