• Prêmio de boias práticas 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

12/09/2017 13:00

Encontro Nacional de Estudantes Indígenas acontece até sexta (15)

Realizado pela primeira vez no Nordeste do país, o V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI) acontece até a sexta-feira (15/09), no Museu de Ciência e Tecnologia, em Salvador. A secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, esteve presente na abertura do encontro, que aconteceu ontem (11).

Na ocasião, a titular da SPM saudou, em especial, as mulheres indígenas presentes no ENEI. “É importante destacar o protagonismo das mulheres indígenas nas questões educacionais. Esse encontro é essencial para a educação do país, pois reúne estudantes indígenas para discutir a universidade” declarou. Ela falou, ainda, sobre a primeira caminhada indígena de combate à violência contra as mulheres de Coroa Vermelha, que “mostrou que a comunidade indígena continua a ser protagonista na nossa sociedade”.

De acordo com o representante da Comissão Organizadora do ENEI, Rutian Pataxó, o intuito do encontro é o de promover o protagonismo dos jovens indígenas, além de dar mais visibilidade às lutas por igualdade de direitos e abrir novos espaços de discussão e pesquisa nas universidades.

Durante os cinco dias do encontro, 800 estudantes indígenas de todo o país estarão reunidos na capital baiana, para debater ideias acerca do tema "Espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento".

Estiveram presentes no abertura do ENEI, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, o subsecretário de Educação, Mário Pitombo, entre outros.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.